Efésios 4:26 e 27
“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo.”
Não, ter raiva não é pecado. Muitas vezes o sentimento de raiva nos leva a fazer algo, mudar o caminho, aparar arestas, rever alguns conceitos em nossas vidas. A raiva de entrar num supermercado e não poder comprar o que você colocou no carrinho e, ter que passar a vergonha de desistir das compras no final, já motivou algumas pessoas a empreender e – após algum tempo – se tornaram milionários e experts em investimento / empreendimento.
Porém a raiva ou ira, pode ser prejudicial, especialmente se descarregamos essa ira em alguém. É comum não sabermos lidar com a raiva e acabamos por não usar ela da maneira correta – como citei no parágrafo anterior – e descarregar nas pessoas magoando, falando e fazendo coisas que não temos mais como voltar atrás.
Aprendo com a bíblia a não deixar o sol se pôr sobre a minha ira, ou seja, se estou magoado, infeliz ou frustrado com algo, devo analisar esse sentimento, falar com alguém sobre isso e resolver hoje, não deixar para amanhã. Principalmente no que se trata de relacionamentos. Não devo ir dormir brigado com alguém. Isso trará o isolamento, as pessoas param de se falar, o orgulho toma o lugar do relacionamento e acaba por minar a relação levando a separação. Aconteça o que acontecer, fale, converse, resolva, não deixe para depois. Pode ser tarde demais.