Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Ter Ídolo é Pecado?

Ter Ídolo é Pecado?

1ª Coríntios 8:4

“…sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

Recentemente vi um debate entre um padre e um pastor falando sobre ídolos. O padre disse que não havia problemas em termos imagens para lembrarmos da pessoa e das coisas que ela realizou, assim como temos a foto de uma pessoa querida em nossa carteira. Em seguida o pastor rebateu dizendo que se curvar a esta imagem e pedir algo que, só a Deus é permitido pedir é pecado.

A idolatria é condenada na bíblia em Êxodo 20:4 e 5 “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás;...”

Na época de romaria para Aparecida, vemos milhares de pessoas se dirigindo para o local no qual a imagem de uma santa vai ser exposta e, as pessoas vão para agradecer a bênçãos recebidas. A grande questão é que vão agradecer a imagens de santos, ídolos a bênçãos que normalmente deveriam agradecer a Deus.

Temos outro versículo em Salmos 115; 4 a 7 “Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca mas não falam, têm olhos mas não vêem, têm ouvidos mas não ouvem, têm narizes mas não cheiram, têm mãos mas não apalpam, têm pés mas não andam, nem som algum sai da sua garganta.”

Devemos entender que nosso Deus nos alertou para que não idolatremos e que isso é pecado contra Ele. Já vi muitos padres dizerem que são contrários a isso por crerem também na Bíblia que proíbe este tipo de idolatria, mas, mesmo assim, se recusam a pregar contra.

Talvez o comércio de ídolos, com a movimentação de milhões de dólares no mundo todo, seja a causa do silêncio daqueles que conhecem os erros praticados por muitos. Infelizmente não me refiro unicamente aos católicos que promovem estas romarias gigantescas, mas também aos evangélicos e protestantes que se prostram diante de ídolos vivos. Pastores, Cantores, Bispos, Apóstolos e outras pseudo-divindades que tomam o lugar de Cristo no coração de muitos.

Ambos erram. Os que adoram aos ídolos e os que recebem essa adoração e não se manifestam contra. Mas um dia havemos de dar conta INDIVIDUALMENTE diante de Deus acerca de tudo o que fazemos e também do que deixamos de fazer em vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *