João 8:44
“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”
Aprendemos com a Bíblia que, uma peça importante da nossa armadura celestial é o cinturão da verdade. Significa que, parte da proteção que temos vem de nossas atitudes. Falar a verdade e trabalhar com a verdade é vital para aquele que se diz cristão.
A Bíblia diz que aquele que ama e pratica a mentira, não herdará o reino dos céus. Diz também que o diabo é o pai da mentira. Precisamos entender que a mentira não é uma coisa comum e, que não existe mentirinha. Por melhor que seja a sua intenção a mentira continua sendo um pecado que te afasta de Deus.
A algum tempo atrás li um texto, num um site muito conhecido, que afirmava que todos contamos mentiras todos os dias mas que nem sempre as intenções são ruins. Mentira! O site te induz a contar mentiras te dando opções extremistas, por exemplo. Se você vai a um restaurante de um amigo e a comida está ruim, uma das opções de falar a verdade era dizer que o serviço havia sido péssimo e a comida nunca esteve tão ruim. O exagero aqui serve de desculpas para te convencer que mentir seria melhor.
Existem meios de falar a verdade sem ter que humilhar ninguém, você poderia dizer: “Olha, infelizmente hoje eu não gostei da comida, não agradou meu paladar.” Pronto. Simples assim. Não precisa ser rude e nem grosso. A Verdade neste caso pode salvar o restaurante e os demais empregos dos funcionários que lá trabalham.
Tem outras coisas que as pessoas fazem achando que são sinceros demais. É falar quando ninguém perguntou, isto é, uma pessoa está com uma roupa que você não achou legal, se ela não lhe perguntar, não é necessário dizer que a pessoa está gorda naquela roupa e que ficou ridícula, concorda comigo?
Trabalhe sempre com a verdade, pensando sempre antes de falar pois nem sempre usamos de sabedoria na hora de dizer a verdade. Procure nunca humilhar ninguém e, fazer como a Bíblia diz, fazer aos outros o que gostaria que fizessem a você.