Salmos 99:1
“O SENHOR reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins; comova-se a terra.”
Há quem pense que Deus é apenas uma “força espiritual” boa, ou ainda alguns dizem que é uma “ajuda do alto”, outros dizem que é uma “vontade superior”. Nós cristãos o chamamos de Pai. Deus é o ser criador de tudo o que existe, tudo mesmo, todos os planetas, sistemas, galáxias, universo, enfim, Deus criou tudo o que vemos e também, aquilo que não conseguimos ver.
Deus é antes de tudo, ou seja, ele não deve sua existência a ninguém. Ele é onipresente pois está em todos os lugares ao mesmo tempo. Deus não está limitado ao tempo cronológico que conhecemos, tanto que a bíblia diz que, para Deus, um dia é como mil anos e mil anos como um dia. Isto significa dizer que ele é Senhor do tempo e pode pará-lo quando quiser ou adiantá-lo conforme sua vontade soberana.
Deus é onipotente, tem todo o poder e é onisciente, sabe de todas as coisas. Deus conhece o seu pensamento antes mesmo de você pensar. Portanto não devemos confundir o poder absoluto de Deus com nenhuma outra criatura. Há quem pense que na batalha final entre o bem e o mal Deus terá de se esforçar para vencer satanás. Ledo engano. Cristo com apenas o sopro de sua boca aniquilará o diabo.
Deus tem o controle de tudo e nada acontece no mundo sem que ele permita. Jó soube entender e receber o bem e o mal disse: Deus deu, Deus tirou, louvado seja Deus. Na vida do cristão todas as coisas juntamente cooperam para o bem, ainda que sejam coisas ruins aos nossos olhos, no momento certo saberemos agradecer a Deus até mesmo as dificuldades, pois elas nos fizeram evoluir.