Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Qual o Peso da minha Responsabilidade?

Qual o Peso da minha Responsabilidade?

Gálatas 6:7

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Precisamos saber que somos responsáveis por todas as nossas decisões ou mesmo a falta delas. Somos experts em colocar a culpa das circunstâncias em alguém ou em alguma coisa, mas tudo o que acontece em nossas vidas é reflexo de nossas atitudes ou a falta delas.

É claro que é muito mais confortável, quando outra pessoa leva o peso da responsabilidade que é nossa. Inconscientemente acabamos por transferir a culpa e ficamos mais confortáveis com isso. O problema é que a responsabilidade vai sempre ser cobrada de nós. É a mesma coisa que quebrar a perna, e tomar um remédio apenas para a dor, não vai adiantar enquanto não imobilizar a perna e deixar o osso calcificar novamente. O remédio só vai abafar a dor, mas o problema ainda está lá e só vai aumentar.

Quando vem a cobrança acabamos acreditando que a vida foi injusta conosco e, esquecemos que fizemos algo que causou isto que estamos vivendo agora. A Bíblia nos ensina que, conforme plantamos é que colhemos. O problema é que muita gente acredita que isso fala de questões financeiras, como se fosse uma barganha com Deus, ou seja, se você dá dinheiro na igreja Deus fica obrigado a te abençoar financeiramente e isto é um erro, e têm levado milhares de pessoas a frustração com Deus.

A Lei da semeadura fala de amor. Não devemos fazer ao próximo aquilo que não queremos pra nós e, da mesma forma, devemos fazer ao próximo aquilo que queremos que nos façam. Nossas ações geram resultados assim como nossas omissões.

Por outro lado, algumas pessoas pensam que temos responsabilidade acerca das atitudes de outras pessoas. Cheguei a ouvir pessoas falarem que a quantidade de sua oração e suas idas constantes a igreja poderiam fazer seu esposo ou esposa agirem desta ou daquela forma. Mais um engano.

Devemos saber que havemos de dar conta de nossas atitudes para com Deus de forma individual, isto mesmo. Vamos dar conta do que fizemos ou deixamos de fazer individualmente. Diante de Deus não vai valer colocar a culpa nos outros pois nossa responsabilidade recai sobre nossas atitudes e sobre a falta delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *