João 14:6
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
Jesus Cristo é o principal, maior e suficiente exemplo para seguirmos. Não há, não haverá e nem nunca houve nenhum exemplo de cristão que chegasse perto de Jesus. Entenda que não estou desconsiderando os milhares de santos que viveram e vivem deixando seus exemplos de boas atitudes, porém, todos eles se focaram em seguir a Cristo.
Posso citar, por exemplo, o Apóstolo Paulo que levou o evangelho aos gentios. Pedro cuja sombra curava, João que recebeu a revelação de Deus e escreveu o livro de apocalipse, e tantos outros. Porém o mais importante é lembrar que todos eles – sem exceção – buscavam seguir aos ensinos de Cristo.
O padre, o pastor, o líder, eu e até mesmo você, somos todos falhos e vamos decepcionar certamente as pessoas ao nosso redor e, por esse motivo, muitas pessoas se desviam do verdadeiro evangelho. Existem inumeráveis casos de cristãos que confiaram em seus “líderes religiosos”, deixando de focar em Cristo e, na primeira decepção com o homem deixaram definitivamente de buscar o único Caminho, Verdade e Vida que é Cristo.
Lemos em Jeremias 17:5 o seguinte:
“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!“
Portanto, é prudente considerarmos os exemplos dos homens, mas o único que deve ser seguido é o de Cristo e, dessa forma, nunca seremos envergonhados e sempre saberemos para aonde estamos indo.