Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Qual a Importância de Honrar Pai e Mãe?

Qual a Importância de Honrar Pai e Mãe?

Efésios 6:1-3

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

É simplesmente o primeiro mandamento com promessa e, aquele que honra pai e mãe viverá bem e muito.

Sei que isso não é uma tarefa simples. Muitas vezes nossos pais e mães pensam diferente de nós filhos e nós pais e mães costumamos não aceitar muito bem a diferença de pensamentos e opiniões daqueles que estão submissos a nossa autoridade.

Me lembro de uma frase que diz que “Quem tem a autoridade não admite ser confrontado”, quem detém a autoridade sobre si, não admite ser desafiado, mas existem maneiras de um filho questionar seus pais de forma gentil e respeitosa. Ao invés de ir para o confronto direto a questão pode vir em forma de pergunta. Por exemplo, se você não concorda com certa norma imposta por seus pais, diga que está com dúvida sobre a real necessidade daquilo e coloque-os na posição de filhos como exemplo. desta forma eles terão a sua visão.

O mesmo acima também funciona para os pais, criem exemplos colocando o filho na posição de autoridade para que ele compreenda a necessidade de uma determinada norma ou regra.

Os pais devem lembrar que a Bíblia também ensina “…vos pais não provocais a ira em vossos filhos.” A questão é que, mesmo que acreditemos que nossos filhos não tenham razão alguma, precisamos ouvir seus argumentos e tratá-los com respeito na contra-argumentação. Precisamos saber que eles também têm vontades como nós tivemos um dia e, que o tempo presente é diferente do tempo em que fomos crianças totalmente subservientes e sem direito de manifestarmos nossas ideias.

Por outro lado, nós filhos precisamos entender que o primeiro mandamento de Deus para a raça humana que carrega consigo uma promessa é este de honrarmos nossos pais e mães. Se assim fizermos teremos uma longa vida e viveremos bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *