Gálatas 5:22
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio.”
Amor: É mais do que um sentimento é uma decisão. Tanto que na bíblia vemos a ordenança de amarmos até mesmo os nossos inimigos. Sem Deus no coração é impossível amar de verdade. Vale lembrar que paixão não é amor. Paixão é sentimento e amor é decisão.
Alegria: Viver alegre ou feliz mesmo estando sob pressão ou passando por dor ou sofrimento. O cristão passará por aflições aqui na terra, mas temos a certeza da vitória ao final, isso nos faz alegres, saber que apesar das dificuldades do tempo presente, nada pode ser comparado a glória de passarmos a eternidade com o Senhor no paraíso.
Paz: A tranquilidade até mesmo em meio a tempestade. Estar tranquilo e sereno enquanto muitos estão desesperados. Ainda mais nos tempos em que vivemos é cada vez mais difícil encontrarmos paz, mas a paz do cristão vem da fé que ele tem em Cristo de que a tempestade vai passar e que o choro pode até durar uma noite mas, a alegria virá pela manhã.
Paciência: Neste tempo de velocidade onde as pessoas querem tudo de forma imediata, ter paciência as vezes pode ser confundido com não fazer nada. Temos sim nossas obrigações mas precisamos entender que, quando não podemos resolver uma questão, precisamos entregar a Deus e confiar que Ele fará o melhor no tempo certo. Há tempo para todas as coisas debaixo do céu.
Amabilidade: Só quem tem o amor de Deus vivendo dentro de si consegue ser verdadeiramente amável com as pessoas. Só é possível expressar com solidez aquilo que temos dentro de nós. Se você está cheio de amor, sua boca falará coisas boas e amáveis, ao contrário daqueles que só abrem a boca para dar notícias de desgraças.
Bondade: A vontade de fazer bem aqueles que estão em situação de necessidade vem do amor ao próximo. Que também é um fruto de ter o Espírito Santo de Deus vivendo dentro de si. Não há necessidade de esforço para executar boas obras e ser bom verdadeiramente, é uma consequência natural de ter aceitado a Cristo em seu coração.
Fé: A fé vem pelo ouvir e ouvir da palavra de Deus. Fé é a certeza e a convicção daquilo que não vemos. Esperamos em Deus que pode todas as coisas e nada lhe é impossível. Portanto, somente pela fé conseguimos alcançar o que para nós seria impossível.
Mansidão: O manso é aquele que se coloca tranquilo em meio ao conflito. Aquele que não entra em desespero e nem se abala com as circunstâncias por pior que pareçam ser. Ser manso não significa ficar parado e não tomar atitude. Ser manso significa não se desesperar e agir com a certeza de que Deus também está agindo a seu favor. Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Domínio Próprio: É muito difícil ter controle sobre si mesmo, ainda mais em situações que desafiam nossa carne a tomar atitudes explosivas. Mas Deus opera em nós o controle de nossos sentimentos para que possamos agir da maneira mais correta, de forma que não venhamos a nos arrepender do que fizermos depois.