Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Quais Foram os Livros Inspirados por Deus?

Quais Foram os Livros Inspirados por Deus?

Mateus 5:18

Porque em Verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei até que tudo se cumpra.”

O Cânon Bíblico é a lista de escritos ou livros, considerados pelas religiões cristãs como sendo divinamente inspirados. Cânon é uma palavra grega que significa regra, vara de medir. Não podemos esquecer que a divina inspiração é reafirmada pelas próprias escrituras conforme algumas citações:

• João 10.35: “… e a Escritura não pode falhar.”;
• 2 Timóteo 3.16: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino.”.

A ordem de disposição dos livros do antigo testamento só foi possível e clara à medida que um cânon estabelecido substituiu os rolos isoladamente estudados. O Cânon é o mesmo da Septuaginta. Divide os livros do velho testamento em quatro grupos: Lei, História, Poesia, Profecia. Distribuídos em 39 livros (sem os apócrifos – não inspirados) seguindo, no entanto, classificação idêntica ao cânon católico, desta forma:

Lei: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
Históricos: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Éster.
Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares.
Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

Para fechar o Cânon – conjunto de livros inspirados por Deus, temos o novo testamento que é a nova aliança de Deus para com o ser humano e, inclui os gentios (não judeus) na proposta de salvação. São eles:

Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João;
Os Atos: Atos dos Apóstolos;
Epístolas Paulinas: Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemom e Hebreus;
Epístolas Gerais: Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas;
Revelação: Apocalipse.

Estes livros citados são a verdadeira e inerrante Palavra de Deus e, contém a vontade do Criador para todos nós. Felizes são aqueles que leem e praticam as escrituras pois saberão o caminho certo a seguir em vida, recebendo sua justa recompensa na eternidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *