1ª Timóteo 5:20
“Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.”
Este versículo fala do cristão que, mesmo conhecendo a palavra de Deus, comete pecado. Alguns estudiosos afirmam que se refere diretamente aos presbíteros (líderes religiosos).
Alguns líderes afirmam que não devemos julgar, que não devemos repreender, que isso é com Deus e o pecador somente, mas, quando se trata de um cristão, ainda mais um líder, precisamos atentar para o que a bíblia orienta.
Não é qualquer pessoa que pode exortar ou repreender um cristão, ainda mais um líder que entrega sua vida para a obra de Deus. De acordo com a palavra de Deus, precisamos fazer isso primeiramente sozinhos, ou seja, você e a pessoa que pecou. Faça o alerta em amor, cite a bíblia e se coloque a disposição para ajudar o pecador a levantar. Não fale com mais ninguém, não espalhe a notícia, não cause escândalo.
Caso ele não aceite, leve outra pessoa de boa reputação com você e exorte (repreenda). Se ainda assim a pessoa não demonstrar indícios de arrependimento, aí sim, leve o assunto à congregação e, se necessário for, convide a pessoa a sair da comunhão com os irmãos para evitar desvirtuar outros.
Mas não se esqueça todos somos pecadores. Não caia na tentação de acreditar que você é melhor do que aquele que pecou. A diferença é que outras pessoas sabem do pecado dele.