Mateus 19:5 e 6
“… Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”
Na bíblia, a única autorização que temos de abandonar o matrimônio é se houver infidelidade conjugal – traição. Porém, o divórcio foi autorizado por conta do coração duro do ser humano. A vontade de Deus é que haja o perdão.
Não falo dos relacionamentos abusivos nos quais existe agressão física, moral ou sexual. Este tipo de comportamento deve ser denunciado. Mas, vale alertar que nenhum comportamento abusivo se inicia da noite para o dia. A agressão vai se formando aos poucos e, se não houver nenhuma intervenção, pode sim virar um caso de polícia.
A bíblia nos ensina a perdoar. É claro que o sentimento não vai embora imediatamente e a dor também demora para nos deixar, mas a confiança pode ser reconstruída com o devido tempo e mudança real de comportamentos e atitudes.
Nossas atitudes podem ajudar ou prejudicar este processo de transformação. Lembre-se que a palavra de Deus é a única que pode transformar o indivíduo. A oração também é uma estratégia fundamental neste caso.