Mateus 22:37-40
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração … Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Quando Deus orientou Moisés a subir ao monte e lhe entregou os 10 mandamentos o povo estava se destruindo no pecado e, se continuasse desta forma, em aproximadamente 4 gerações não haveria mais ninguém. Neste caso teria sido em vão Deus ter livrado o povo da escravidão no Egito.
Se você parar pra prestar atenção, os 10 mandamentos são orientações para a manutenção da vida. Antes o povo praticava roubos, homicídios, era ganancioso, idólatra e uma série de outras coisas que os levariam a morte. Após a determinação dos 10 mandamentos isso foi controlado e assim o povo de Deus foi crescendo de forma sustentável e contínua. Hoje, a base das Leis da maioria dos países do mundo vêm dos 10 mandamentos.
Cristo resumiu os 10 mandamentos em 2 como vemos no início deste artigo. Este resumo não significa que os 10 mandamentos foram anulados, porque se você ama a Deus acima de tudo e ao seu próximo como a você mesmo, você certamente vai cumprir grande parte dos 10 mandamentos sem problema algum. Cristo só alertou para o foco no que é mais importante.