Romanos 1:20
“… desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem indesculpáveis; …”
A natureza é prova suficiente da existência e soberania de Deus. Todas as coisas no universo trabalham em harmonia para que a vida na terra seja sustentada.
• Se diminuíssemos em 1 décimo a rotação da terra, os dias seriam 10 vezes mais longos e as noites 10 vezes mais longas. Durante o dia o sol queimaria toda a vida no planeta e, o que sobrasse, seria completamente congelado pelo frio da noite.
• Nosso planeta está numa distância do sol perfeita para permitir a manutenção da vida na terra. Se estivéssemos no lugar de vênus e Mercúrio, o calor seria tão intenso que não permitiria a vida. Se estivéssemos no lugar de Júpiter e Plutão, o frio congelante iria matar todo o ser vivo existente.
• A atmosfera terrestre possui uma espessura perfeita para suportar a chuva de milhões de meteoritos que o planeta recebe todos os dias. Estes meteoritos penetram a atmosfera terrestre a uma velocidade de 45km por segundo. Se nossa atmosfera não fosse suficiente para suportar, receberíamos um bombardeio que mataria toda a vida humana, animal e vegetal.
• A lua está a uma distância da terra de 384 mil quilômetros, se estivesse a 80 mil Km, a influência da lua nas marés, que hoje são inofensivas, fariam a terra ser inundada duas vezes por dia. Se a terra tivesse o mesmo tamanho da lua, não teria capacidade gravitacional para segurar as águas e nem manter sua atual atmosfera.
• Somente o código genético de uma única ameba tem informação suficiente para preencher mais de mil vezes a enciclopédia britânica. A estrutura mais complexa do universo é o cérebro humano. Ele possui 100 bilhões de células que possuem entre 10 mil a 100 mil ramificações interligadas entre elas. O total de ligações no nosso cérebro é de um Quadrilhão. Não há tecnologia no mundo para produzir uma rede de comunicações com a capacidade de um único cérebro humano.
A natureza é prova suficiente da existência de Deus, por este motivo ninguém terá desculpas diante do Senhor no dia do juízo final.