2ª Coríntios 6:14
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”
Martinho Lutero era um estudioso da Palavra de Deus extremamente empenhado em aprender e ensinar a vontade do Senhor para a humanidade. Ao constatar que a igreja católica estava se desvirtuando dos caminhos de Deus, criou 95 teses que mostravam os desvios comprovados na bíblia. A intenção dele era mostrar os erros esperando que a liderança da igreja enxergasse as heresias e se voltasse novamente para a verdade de Cristo.
Lutero foi chamado a Roma (Vaticano), para se explicar. Chegando na cidade viu a degradação e a heresia a céu aberto. indulgências cobradas para praticamente tudo. Liberar a alma de um parente do inferno tinha seu preço, casas de prostituição que funcionavam dia e noite para atender aos clérigos, entre outras abominações.
Obviamente Lutero foi perseguido e tentaram matá-lo por ter ido contra a igreja, mas conseguimos hoje ter acesso a Palavra de Deus o que antes, era somente para os estudiosos autorizados pela igreja.
Muitas vezes me perguntei porque Martinho Lutero não ficou na igreja católica e tentou lutar contra o desvirtuamento da igreja naquela época, mas a verdade é que ele tentou, durante anos a fio ensinar acerca da verdade e alertar sobre os erros que estavam sendo cometidos e o resultado foi a perseguição e a excomunhão dele.
Devemos entender que, sempre que formos defender a verdade seremos perseguidos e, devemos estar prontos para isso. Quem vive nas trevas se sente extremamente incomodado quando chega a luz.