Mateus 16:18
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”
No versículo citado Cristo faz um jogo de palavras “… tu és petrus …” (petrus = pequeno bloco rochoso) “… sobre esta petra …” (petra = grande rocha de esquina / fundamento da construção / Cristo). Veja que Cristo deixa claro que Pedro é uma pequena parte da igreja que é fundamentada nele, isto é, em Cristo que é a grande rocha de fundação e sustentação do cristianismo.
Segundo o catolicismo o Papa seria um substituto de Jesus Cristo aqui na terra, uma ligação entre Deus e a humanidade. Esta visão está errada, Cristo não tem substitutos. Temos acesso diretamente a Deus através de Cristo que, por intermédio de seu sacrifício na cruz, construiu novamente a ponte entre o homem e Deus.
Pedro, Paulo e os demais discípulos de Cristo tiveram seu papel essencial na história da propagação do cristianismo mas, nenhum deles poderia ser considerado substituto de Cristo. Não precisamos de ninguém que faça essa intermediação pois, temos acesso a Deus em Jesus. Você pode falar com o Senhor em oração agora mesmo se quiser e, ele ouvirá você. Basta ter fé. Você crê?