2ª Timóteo 3:13
“Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.”
Aqueles que costumam ser enganados por estelionatários em busca de ganhos altíssimos e benefícios financeiros incríveis, na verdade, tem o mesmo espírito que os enganadores, ambos buscam ganhos de maneira rápida e fácil. Sabemos que isso não existe sem muito trabalho, esforço e empenho, a não ser que outras pessoas sejam prejudicadas.
Normalmente quem busca ganhos sem esforço não se importa que outros saiam prejudicados desde que se ganhe o que se espera. As pirâmides financeiras por exemplo funcionam desta forma. Quem participa do início, ou seja, da ponta da pirâmide, se sai bem e ganha muito dinheiro. De outra forma, aqueles que entram depois, ficam na base da pirâmide, trabalhando e investindo dinheiro para que os que estão no topo sejam beneficiados, estes da base só perdem o que investiram.
Trata-se de um crime que é cometido tanto por aqueles que iniciam o processo quanto por aqueles que fazem parte dele pois são coniventes e concordam com os meios ilícitos usados por todos. A bíblia diz em 1ª Timóteo 6:10 “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”.