Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Olho por Olho e Dente por Dente?

Olho por Olho e Dente por Dente?

Mateus 5:44

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Em alguns países Árabes a famosa Lei de Talião ainda vigora. Considerada uma das mais antigas do mundo a Lei de Talião ou lei da retaliação diz “olho por olho e dente por dente“, ou seja, exige que o agressor seja punido em igual medida que ele causou. Parece justo certo? Vamos ver alguns casos então.

No ano de 1993 na Jordânia, uma mulher foi pega, acusada pelo marido de olhar para outro homem teve como sentença ter seus olhos perfurados e ficar cega para sempre. Apesar dos apelos da mulher ninguém acreditou nela e seus olhos foram vazados deixando-a totalmente cega. Após isso seu marido a deixou. Uma mulher Árabe, largada pelo marido e completamente cega. Algum tempo depois o marido afirmou que não tinha certeza se a mulher tinha olhado para outro homem realmente.

Outro caso foi de um fazendeiro, pai de família que foi acusado de estuprar e matar uma mulher. Ele teve os pés e as mãos amarrados a dois cavalos em lados opostos. Os cavalos se afastaram e seus membros foram arrancados de seu corpo e ele morreu agonizando. Na semana seguinte descobriram que o fazendeiro não tinha nada a ver com a morte daquela mulher.

Agora eu pergunto, um pedido de desculpas vai devolver a visão a mulher que teve seus dois olhos vazados? O engano em relação ao estupro vai devolver a vida ao fazendeiro que deixou mulher viúva e filhos órfãos?

Entenda que o nosso conceito de justiça é ridículo. O ser humano não tem a capacidade de ser justo. Nossos erros só causam mais dor e, muitas vezes, dão início a um processo de violência que só acaba quando todos os envolvidos estão mortos.

Não adianta tentar achar justificativa ou razão para dar o troco em alguém, sempre será injusto e produzirá mais violência. Deus nos ensina a amarmos nossos inimigos também. Ame até mesmo aquele que te fez mau e ore para que este se converta. Isso só é possível com Deus em nosso coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *