Mateus 23:27
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.”
Cristo estava se referindo aos escribas e aos fariseus, grupo de alta relevância na sociedade da época, que se gabava por conhecer a lei de Deus e dizer “cumprir” toda essa lei. Acreditavam que, por suas obras, teriam sua salvação garantida. Certamente estavam errados e nesse erro estavam condenados, influenciavam para o mal outras pessoas que também acreditavam que as obras poderiam salvá-las.
Não devemos nos orgulhar daquilo que fazemos de bom para nós ou para os outros. Se fazemos o bem, é porque Deus nos permitiu fazer. Se ajudamos o próximo, foi porque primeiro o Senhor nos deu em abundância para que pudéssemos ter fartura em nossas mesas e, desta forma, pudéssemos ajudar a quem precisa. Se damos bons conselhos, é porque primeiro fomos aconselhados e tivemos a oportunidade de ter acesso ao conhecimento da verdade.
Nossa salvação não vem de obras para que ninguém possa se gloriar, a glória é toda de Deus. Aquele que crer em Cristo e em Deus já tem a vida eterna, já passou da morte para a vida e não entrará em condenação.