Apocalipse 13:16
“E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,”
Texto Base: Apocalipse 13:16-18:
“E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis (666).“
O Livro e o Autor
A passagem citada acima consta no livro de Apocalipse (último livro da bíblia) o qual teve como seu autor o Apóstolo João, tendo sido escrito por volta do ano 94 D.C. (no ano 14º do reinado de Domiciano), na ilha de Patmos para aonde João foi exilado pelo imperador Romano Domiciano.
O Imperador e a Ilha do Exílio
Tito Flávio Domiciano – Imperador Romano – requereu para si (como era de costume e “direito” de alguns imperadores na época) o culto imperial que permitia que o imperador fosse adorado como um deus. O Cristianismo que pregava um único e Todo Poderoso Deus era uma pedra no sapato de Domiciano uma vez que não reconhecia seu título de “divino”. Neste sentido, muitos cristãos foram perseguidos e mortos. João foi exilado para a ilha de Patmos que ficava a 55km da Grécia, a leste do mar Egeu, com o objetivo de que o evangelho morresse, uma vez que João ficaria incomunicável e o evangelho então não mais seria propagado. Sabemos que esta estratégia de Domiciano não deu certo.