2ª Pedro 2:21
“Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;”
O ser humano tem a capacidade de se desviar dos caminhos de Deus mas, aquele que se converteu verdadeiramente, ainda que caia em pecado, sempre terá sua consciência alertando do perigo da condenação. Por ter o Espírito Santo de Deus habitando em si, o crente verdadeiro não será novamente escravo do pecado, ainda que caia, se levantará novamente.
Aqueles que voltam ao pecado e lá permanecem, nunca se converteram verdadeiramente, eram apenas filiados a uma denominação religiosa e jamais foram cristãos. Infelizmente ainda existem milhares de pessoas assim, que vão a igreja regularmente apenas para cumprir uma tradição.
Veja o que diz em Hebreus 6:4-6 “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.”.