Êxodo 20:3-5
“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás,”
Fazer imagens e ter ídolos de adoração é contra os mandamentos de Deus, simples assim.
Um dia eu ouvi um argumento de um padre dizendo que ter a foto da esposa na carteira é uma imagem e não é pecado, não tem problema, porém o debatedor ao lado dele disse que ter a foto, realmente não é problema, mas se curvar a foto e pedir algo a alguma imagem ou foto era sim pecado de idolatria. Quando pedimos a algo ou alguém aquilo que apenas a Deus deveríamos pedir, estamos imediatamente pecando contra Deus.
Ocorre que algumas pessoas têm dúvidas pois num determinado momento Deus manda fazer uma imagem de serpente com vistas a curar o povo enfermo. Quando Moisés subiu ao monte para falar com Deus e demorou 40 dias, o povo construiu um bezerro de ouro e começou a adorá-lo contra a vontade de Deus. A ira de Deus (naturalmente) foi ativada contra o povo que mergulhou na idolatria e os feriu com serpentes venenosas no deserto.
Moisés orou e pediu a Deus pelo povo.
Após o episódio do Bezerro de Ouro Deus utilizou o mesmo procedimento “imagem de serpente” para projetar a cura, pois sabia que os homens iriam olhar para a imagem e dar valor para ela, uma vez que seus corações já estavam mergulhados na idolatria.
Neste caso em especial Deus sabia que eles só enxergariam outro ídolo e teve misericórdia deles quando pediu para produzir a serpente com o intuito de salvá-los. Porém esse caso foi único e pontual, não podemos nos esquecer do mandamento que lemos no início deste artigo.