Pular para o conteúdo
Início » Artigos » O Prazer é um Vício? Como Vencer o Vício?

O Prazer é um Vício? Como Vencer o Vício?

Filipenses 4:8

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

O nosso cérebro cria conexões ou “pontes” a cada momento de prazer que nós temos. Quando fazemos sexo, quando comemos uma comida deliciosa, quando bebemos muito álcool ou mesmo, quando ingerimos algum tipo de droga ou entorpecente. Sempre que repetimos a ação de prazer, estas pontes se ligam novamente. Imagine uma ponte sólida e bastante iluminada. Pois bem, através destas pontes, nossos neurônios vão e vem trazendo e levando informações para o restante do corpo.

Quando o viciado em drogas (por exemplo) faz um tratamento ou simplesmente abandona o entorpecente, com o tempo, estas pontes se apagam e a pessoa passa a exercer controle sobre o vício.  Se o viciado voltar a se drogar, as luzes das pontes neurais voltam a se acender. Não importa se faz 10 anos que ele não consome drogas, a conexão neural do vício se acende no mesmo instante em que ele volta a se drogar. Essa reação também ocorre para outros vícios como a comida, o sexo, o álcool, etc.

Como vencer? A bíblia nos ensina em Filipenses 4:8 e 9 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.”. Se preenchermos nossa mente com as coisas de Deus, dificilmente o inimigo terá acesso à nossa vontade. Quanto mais próximos da luz, mais longe das trevas. Pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *