Atos 2:6
“E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.”
Não, o batismo não produz o fenômeno de falar em línguas (a menos que Deus determine, com um propósito específico). Esse fenômeno ocorreu uma vez em Pentecostes, narrado no livro de Atos capítulo 2, onde o Espírito Santo de Deus desceu como um forte vento e os apóstolos pregaram o evangelho nas línguas que estavam ali representadas, pelas pessoas que se encontravam no mesmo local que eles.
Os que receberam o Espírito Santo ali, falavam em línguas humanas que foram imediatamente compreendidas pelas pessoas nativas de cada idioma, presentes naquele local. Outra coisa, totalmente diferente é o fenômeno de falar em línguas de anjos, que é chamado de glossolalia, quando algumas pessoas, para parecerem mais espirituais, ficam repetindo e imitando aquilo que ouviram. Não quer dizer que existam línguas de anjos.
O batismo é a demonstração pública de quem verdadeiramente aceitou a Cristo, como seu único e suficiente Senhor e Salvador. Não há nenhum efeito mágico ou sobrenatural na cerimônia do batismo. Explico melhor sobre o fenômeno de língua de anjos no artigo:
https://deusteabencoe.com.br/podemos-falar-em-linguas-de-anjos/
Sobre o batismo leia o artigo:
https://deusteabencoe.com.br/como-me-preparar-para-o-batismo-com-o-espirito-santo/