Pular para o conteúdo
Início » Artigos » O Antigo Testamento não serve de Doutrina para o Novo

O Antigo Testamento não serve de Doutrina para o Novo

Mateus 22:37-40

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Nos versículos acima Jesus Cristo resumiu toda a lei e os profetas (antigo testamento) em apenas duas ordenanças, de amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos.

Tem muita gente que olha alguns fatos isolados no Antigo Testamento e acaba acreditando que muitos daqueles relatos históricos acerca do povo de Israel deve servir para nós. Devemos entender que as ordenanças e direções que Deus dava ao povo judeu naquela época, era um tratamento específico e pontual para aquele povo. A direção para a vida do cristão de hoje vem do Novo Testamento.

Antes era olho por olho e dente por dente, ou seja, se alguém matasse você também podia matar. Jesus porém nos ensinou que devemos perdoar os nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem.

Antes tinha pena de morte para o adultério, a prostituição e outros. Hoje sabemos que a vontade de Deus é que o pecador venha a se arrepender.

Precisamos estudar o Novo Testamento para termos a ideia correta do que Cristo quer que façamos em nossas vidas. O Antigo Testamento não serve de doutrina para o Novo Testamento. O Novo Testamento é uma nova aliança de Deus para com o ser humano. Está tudo lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *