Isaías 41:10
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”
Lendo a história de José do Egito fico pensando o que ele pode ter feito para manter a fé mesmo em meio a tantos ataques e dificuldades. José Foi surrado e vendido como escravo pelos irmãos, jogado injustamente na cadeia e lá ficou por cerca de 13 anos e em momento algum ele deixou de fazer a vontade de Deus.
Me pergunto como pode uma pessoa que passou por tudo isso não ter desistido de tudo e entregado sua vida. Resistiu mantendo-se firme nos fundamentos da sua fé.
A conclusão que chego é que, em todo o tempo, Deus estava com ele, ainda que ele não soubesse que aquilo fazia parte dos planos de Deus ele acreditou. Ele precisou ser humilhado de uma forma que ele nunca pensou que teria de ser. Virou escravo, de modo que não tinha mais direitos nem sobre seu próprio corpo. Depois foi caluniado e preso injustamente porque decidiu permanecer sob a vontade de Deus. Passou 13 anos na prisão.
Vejo que José Precisava se humilhar como escravo para saber o que o pobre e o humilde passavam e, desta forma, ter maior compaixão com o próximo. Não podemos esquecer que Jesus Cristo também se humilhou, sendo Deus se tornou homem e foi crucificado por amor a nós.
Vejo que José foi Preso e aprendeu a administrar pessoas. Antes disso na casa de Potifar ele aprendeu a administrar bens. Só vendo o que ocorreu depois é que podemos entender que tudo aquilo foi necessário para que ele fosse usado por Deus como governador do Egito. Posto no qual ele pôde ajudar milhares de pessoas que morreriam de fome se não fosse por ele. Ajudou inclusive seus irmãos que o venderam quando jovem.
As vezes, quando a dificuldade é muito forte, chego a pensar que Deus não está vendo, que minhas orações sequer são ouvidas ou mesmo, que Ele se esqueceu de mim. Mas vejo casos como o de José e levanto minha cabeça novamente, sabendo que Deus é o mesmo ontem e hoje e que estará comigo todos os dias até a consumação dos séculos.
Portanto, se sou capaz de dar graças quando tudo vai bem, agradeço a Deus por cada uma das minhas dificuldades, pois sei que tenho aprendido coisas que nunca iria saber se não fosse por elas (dificuldades). Graças a Deus por José e graças a Deus pela minha vida.
P.S. Caso você esteja passando por algo e precisa conversar com alguém estou a sua disposição. Meu e-mail é gleyssonsalles@gmail.com, fique a vontade para me enviar e-mails quantos e quando quiser.