Ezequiel 18:20
“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.”
A resposta é não, não existem maldições hereditárias. Vejamos primeiramente de onde surgiu isso e qual a ótica da Bíblia acerca deste assunto.
No novo testamento em João, Capitulo 9:1-3 Diz o seguinte: “E passando Jesus, viu um homem cego de nascença. Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, ele ou seus pais para que nascesse cego? Respondeu-lhes Jesus: Nem ele pecou nem seus pais, mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus.”
Neste texto evidenciamos o que fora dito em Ezequiel capítulo 18 onde os israelitas criam que os pecados dos pais traziam peso para os filhos e vice versa. Jesus não concorda com este engano e diz que não houve pecado ali.
Em Ezequiel no antigo testamento, no capítulo 18, o profeta manda dizer ao povo que parem de dizer o seguinte ditado: “Os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos embotaram”. O povo acreditava que o erro dos pais cairia nos filhos. O profeta exorta dizendo que o pecado dos pais não cairia sobre os filhos e que o pecado dos filhos não cairia sobre os pais, a alma do que pecar, esta morrerá. Ou seja, quem pecar, vai receber as consequências de seu pecado e não passará de geração em geração – hereditariamente, como inclusive, as pessoas acreditam até hoje.
Veja que Deus ordenou que o profeta exortasse o povo de Deus neste sentido. Ora, mesmo que houvesse maldição hereditária, quando você aceita Jesus, todo o escrito de dívida contra você é rasgado, a Bíblia diz que Deus não se lembrará do seu pecado, basta se arrepender, pedir perdão a Deus e, deixar de praticar o pecado.
Algumas pessoas me perguntam, porque, numa determinada família, todos morrem de acidente de carro (exemplo). Isso não prova que existe uma maldição hereditária? Não!
Pense comigo. Quem tem a vontade de colocar a palavra de Deus em descrédito? O diabo certo? Então, não é de se espantar que, nas famílias que dão legalidade através do pecado, o diabo venha a ceifar as vidas que estão sob sua autoridade (por intermédio do pecado), todos com acidentes de carro, ou todos com câncer, ou todos com tiros na cabeça, tanto faz. Isso colocará a Palavra de Deus em descrédito neste sentido, mas não se iludam, isso é obra de satanás.
O que me deixa preocupado, são pessoas que se dizem cristãs colocando a palavra de Deus em descrédito por colocarem suas experiências pessoais acima da Palavra, ou seja: “Eu vi isso acontecer mais de três vezes, então significa que este é o padrão, não importando o que a Bíblia diz”.
Isto está errado, nossas experiências pessoais não determinam padrões, muito mais quando mostram algo em desacordo com a Bíblia. Queridos, a Bíblia é a perfeita e inerrante palavra de Deus e nem sequer uma vírgula desta palavra passará, lembre-se disso.