Efésios 4:9
“Ora, isto – ele subiu – que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?”
O versículo acima fala do sepultamento de Cristo e de sua subida aos céus. Não diz que ele foi ao inferno. As passagens que deixam a entender que Cristo foi ao inferno não falam isso. Veja o que diz em 1ª Pedro 3:19 “No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;”. Esta prisão se refere ao pecado e, no versículo anterior diz que Cristo pregou a estes em Espírito, ou seja, por intermédio de Noé, como vemos nos versículos seguintes no mesmo capítulo.
Outro versículo que traz confusão sobre este assunto é 1ª Pedro 4:6 “Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito;”. Estes mortos que o versículo cita, são aqueles que ainda não haviam ouvido a Palavra de Deus e estavam mortos em seus pecados, estes são os gentios como fala o versículo 3 deste mesmo capítulo.
Ou seja, Cristo não foi ao inferno pregar para ninguém, os mortos e a prisão são referências ao pecado que traz condenação.