Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Filhos Fora do Casamento, Como Deus Vê esta Situação?

Filhos Fora do Casamento, Como Deus Vê esta Situação?

Mateus 19:14

Jesus, porém, disse: Deixai vir a mim os pequeninos, e não os impeçam; porque deles é o reino dos céus.

Ter ou não ter filhos normalmente é fruto de uma vontade e decisão nossa. Aliás, quando Deus nos criou, determinou: “Crescei-vos e multiplicai-vos”, ou seja, ter filhos faz parte de nossa função aqui na terra.

Muitas crianças foram geradas fora de um casamento, através de pecado, sexo casual, enfim, independente das circunstâncias que envolveram a concepção, nós adultos, somos responsáveis pela criação e pelo cuidado destes pequeninos. O aborto e o abandono de um inocente certamente serão cobrados por Deus. Deus trata as crianças como inocentes, são especiais para o Senhor. Filhos são uma dádiva, um presente de Deus para o ser humano, a herança do Senhor, segundo a bíblia relata.

É certo que algumas pessoas enfrentam enormes dificuldades para criar um filho, muitas vezes, problemas físicos, financeiros e emocionais desde o início da gravidez mas, ainda assim, criar uma vida é algo que fazemos para nós, para este novo ser que está por vir mas, principalmente, para Deus, cumprindo sua vontade e portanto, Deus estará atento às suas necessidades – Hebreus 10:36 e 37 “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.”.

32 comentários em “Filhos Fora do Casamento, Como Deus Vê esta Situação?”

  1. Tenho uma pergunta
    Meu irmão mais velho nasceu antes dos meus pais se casarem e eu logo após o casamento. Eu sinto que as coisas vem muito mais faceis para ele do que para mim, sou muito perseguida e as coisas nunca da certo mesmo eu orando e frequentando a igreja, ja o meu irmão esta no mundo e ganha tudo muito facil, é desanimador pois sou uma boa pessoa que tenta ser o mais correta possivel e mesmo assim a minha vida anda uma confusão só. Oq pode ser?

    1. Bom dia Kimberly.
      Veja o que diz em João 15:18 e 19 “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.”.
      Não somos deste mundo, estamos aqui de passagem. É normal vemos bandidos e criminosos ostentando riquezas. Isso não quer dizer que eles são abençoados, significa apenas que são reféns do que o mundo pode lhes dar.
      Nós cristãos verdadeiros temos nossa recompensa em Cristo. Muito maior do que tudo o que olhos viram e ouvidos ouviram, ou seja, o ser humano sequer pode imaginar a recompensa que nos espera.
      Ore por seu irmão e honre a seus pais como Deus nos orienta.
      Permaneça firme na fé em Cristo e saiba que em breve a nossa recompensa eterna terá início.
      Falta pouco agora.

      Espero ter ajudado.
      Que Deus te abençoe hoje e sempre.

    2. María Ivete Lourenço de Andrade de lima

      Apaz peço oração pelo meu esposo que tem uma audiência dia 03/03 de 2023 sobre um exame DNA sei que a criança não tem culpa mas que Deus não permita que de positivo

  2. Josiane pereira dos santos

    já tive um filho fora do meu relacionamento.nao somos casados só moramos juntos. hoje. nos tornamos evangélicos. e vamos nos batizar. mas antes disso a muito tempo confessei a meu marido que o filho poderia não ser dele. foi muito tenso quase nós separamos mas como sou um esposa muito companheira e tive esse pecado me consumido durante 16 anos eu confessei e ele me perdoou e aceitou o menino por que ele não teve quaisquer sentimento de raiva contra ele. mas hoje vamos znzos batizar. e queria casar antes de me batizar por que sei que e pecado.queria fazer tudo como tem que ser. a pergunta é meu filho pode pagar por isso.. e eu tenho que casar pra batizar

    1. Bom dia Josiane.
      Não, seu filho não paga por nenhum pecado que você cometeu.
      A bíblia nos ensina que “os filhos não levarão o pecado dos pais”.
      Quanto ao batismo, é uma confissão diante dos homens, de que você crê verdadeiramente em Cristo e isso significa abrir mão do pecado.
      Portanto te oriento pedir a bênção do casamento. Basta um padre ou pastor (vocês decidem) e não precisa de nenhuma cerimônia para isso.
      Digam que estão compromissados, marquem uma data no cartório para registrar e peçam a bênção para sua união.
      Logo em seguida faça o batismo.
      Espero ter ajudado.
      Que Deus abençoe você e sua família hoje e sempre.

  3. Meu companheiro e eu estamos juntos a 10 Nos e agora ele veio me contanta que vai ter um filho fora do relacionamento eu n sei oke fazer tenho uma filha com ele de 4 anos e meu coracao esta doloroso pois n quero abrir mao da minha familia mais n aceito ele ter contato com essa crianca n sei oke fazer me de algum conselho…😪

    1. Bom dia Ericka.
      Sinto muito pelo que aconteceu.
      É importante saber que as crianças envolvidas neste pecado não tem culpa e nem responsabilidade no que os adultos fizeram.

      Os passos que Ele e você devem dar agora devem ser os seguintes:
      1 – (Ele) Confessar o pecado a Deus e se arrepender do adultério;
      2 – (Ele) Pedir perdão a todos os envolvidos / prejudicados na ação;
      3 – (Casal) Procurar manter o casamento e trabalhar para que não haja adultério novamente;
      4 – (Casal) Lidar com a atenção que a nova criança vai precisar, sem deixar de lado o casamento nem a filha de vocês.

      Ore a Deus e entregue a ele seus sentimentos. Lembre-se que não há dor e sofrimento que durem para sempre.
      Converse com seu esposo e trabalhe a ideia do perdão em seu coração.
      Estarei orando por vocês e pelas crianças também.

      Espero ter ajudado.
      Que Deus os abençoe hoje e sempre.

    2. Oi, bom dia.
      Estou passando pela mesma situação que você, estou sem saber o que fazer.
      No meu caso a menina já nasceu e tem 5 anos. Pra piorar, ela é filha da minha sobrinha. Meu marido engravidou minha sobrinha e durante esses 5 anos eu nunca desconfiei.
      Como você está lidando com a situação?
      Tô desesperada, sem chão.
      Eu queria perdoar, não vou mentir, até porque isso aconteceu a 6 anos atrás.
      Mas Deus vai nos abençoar se esquecermos que a menina existe? A própria mãe não quer que a gente mantenha relação nenhuma com a menina. Não quer dinheiro, não quer nada. Ela foi registrada pelo marido da minha sobrinha (que até então achava que era o pai biológico).
      Meu medo é não estarmos debaixo da graça porque ele não está sendo o pai da menina.

      1. Bom dia.
        O perdão é um processo que começa com uma atitude.
        Em nossa oração pedimos a Deus que nos perdoe assim como nós temos perdoado.
        Por esse motivo, após liberar o perdão devemos trabalhar os impactos que o pecado trouxe para as nossas vidas.
        Sabendo em primeiro lugar, que a criança não tem culpa dos erros dos adultos e, que precisa de atenção e de amor por parte dos envolvidos.

        Saiba que, independente dos nossos pecados, a graça de Deus permanece sobre todo aquele que nele crê.
        Veja o que diz em 1ª João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”.
        Nós só caminhamos até onde podemos, além disso temos a oração.

        Espero ter ajudado.
        Que Deus os abençoe.

      2. Oi. Gostaria de saber se Deus promete filho a uma mulher solteira fora do casamento. Uma moça q está namorando disse q um pastor (não sei de quem) “profetizou” para ela q ela ia ter um filho antes de se casar. Ela está namorando e está grávida. Q absurdo de profecia é essa? Maldição lançada. Só pode.

        1. Deus não promete bênçãos com base em pecado.
          Devemos tomar cuidado com os falsos profetas que a bíblia ensina que viriam aos montes no fim dos tempos.
          Veja o que diz a bíblia sobre eles:
          Mateus 7:15 e 16 “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. …”.
          1ª João 4:1 “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”.
          A bíblia também ensina que Deus fala conosco através de sua Palavra. Antigamente falava por profetas mas depois de Cristo isso mudou, veja o que diz em:
          Hebreus 1:1 “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,”
          Portanto, devemos provar tudo o que ouvimos através do filtro da bíblia.
          Espero ter ajudado.
          Que Deus te abençoe hoje e sempre.

  4. Jackson Correa evangelista

    Peço oração em favor do meu relacionamento a minha futura esposa tem uma filha de outro relacionamento eu amo demais a criança mesmo sabendo que a criança não e minha filha de sangue e sim de coração mais a minha própria futura esposa jogou na minha cara que não quer homem nenhum pra ser pai da filha dela incluído eu e falou que eu não presto pra ser pai da filha dela o que o Sre pode orientar desde já agradeço a atenção

    1. Bom dia Jackson.
      Pelo que pude entender você ainda não é casado mas, mesmo assim se afeiçoou a filha de sua “futura” esposa.
      Também pude perceber que você não tem a aprovação de sua “futura” esposa para figura paterna para a filha dela.
      Acredito que os sinais deste relacionamento que “ainda não existe” já estão te mostrando uma forte incompatibilidade, ou seja, quando a mãe não vê no homem uma figura paterna que sirva como exemplo para seus filhos, normalmente o relacionamento também não será aprovado por ela.

      Você tem duas opções:
      1 – Se tornar o “homem” que seria aprovado como figura paterna para a filha dela e para um relacionamento “futuro”.
      2 – Procure outra pessoa.

      A bíblia nos ensina a buscar pessoas que têm princípios cristãos e respeitam a família.
      Melhorar é algo que sempre devemos buscar em nossas vidas mas, devemos ter cuidado ao ser alguém que não somos apenas para agradar quem não nos quer.
      Espero ter ajudado.
      Que Deus te abençoe hoje e sempre.

  5. Boa tarde meu esposo teve um filho fora do casamento já análise quer saber do menino oq a mãe do garoto deseja meu não é da minha filha por isto que distância dela é quem sofre é a criança o que fazer,ele não tem contato com filho a 8 anos o que pode ser feito

    1. Meu marido não quer saber do filho fora do casamento p não ter contato com a mãe do garoto pq ela é uma pessoa que deseja mal p mim e o meu filho ele teme de ela fazer mal p nossa família o que vc acha ?já faz 8 anos q ele não tem contato com a criança

      1. Bom dia Maria.
        Sinto muito pelo que está acontecendo.
        Vale lembrar que as crianças não têm culpa das decisões dos adultos e devem ser protegidas sempre.
        O correto seria conversar com as partes envolvidas em prol das crianças.
        Deixar os sentimentos ruins de lado pensando nos filhos que não devem sofrer.
        Sei que muitas vezes isso é extremamente difícil e envolve um passado que não se quer perdoar.
        Mas a palavra de Deus nos orienta a liberar o perdão e a cuidar de nossa família.
        Converse com o seu marido e o ajude a separar o passado ruim do lindo futuro que estas crianças ainda podem ter.
        Estarei em oração por todos vocês.

    2. Bom dia Maria.
      Sinto muito pelo que está acontecendo.
      Vale lembrar que as crianças não têm culpa das decisões dos adultos e devem ser protegidas sempre.
      O correto seria conversar com as partes envolvidas em prol das crianças.
      Deixar os sentimentos ruins de lado pensando nos filhos que não devem sofrer.
      Sei que muitas vezes isso é extremamente difícil e envolve um passado que não se quer perdoar.
      Mas a palavra de Deus nos orienta a liberar o perdão e a cuidar de nossa família.
      Converse com o seu marido e o ajude a separar o passado ruim do lindo futuro que estas crianças ainda podem ter.
      Estarei em oração por todos vocês.

  6. Estou confusa, precisando de direcionamento e oração. Engravidei do meu namorado e nosso bebê já tem 4 meses. Há alguns dias, meu namorado confessou que era casado, a esposa descobriu tudo quando eu ainda estava com 6 meses de gravidez e se separou dele. Eu não sabia de nada e ouvir a verdade me causou muita dor, vergonha, arrependimento e culpa.
    Ele disse que se sentia sufocado pela mentira, que pedia perdão a Deus todos os dias pelo adultério, que amava a esposa e havia me manipulado.
    Ainda estamos juntos, não sei bem o que fazer, apenas tenho certeza de que não quero criar meu filho longe do pai.
    Eu sou adúltera também? Meu namorado deve se afastar de mim e do nosso relacionamento, pq eu fui/sou o pecado, para que ele consiga a misericórdia e o perdão de Deus?
    Ele não tem prosperado em nada que tem feito.

      1. Bom dia.
        Uma criança nunca pode ser considerada um mal.
        Deus ordenou o “crescei-vos e multiplicai-vos” e, trata com a criança desde o ventre da mãe.
        Isso significa que Deus ama o ser humano desde a sua concepção, não importa qual o meio pelo qual foi concebido.
        Um filho é, sempre foi e sempre será uma bênção de Deus.

        Quanto a transformar situações ruins em bênçãos, sim, Deus é especialista nisto.
        Veja a condição do Apóstolo Paulo, que era perseguidor de cristãos e foi o responsável diretamente pela morte de Estevão. Deus usou Paulo para pregar o evangelho a milhões de pessoas.
        Mas Paulo não escapou das consequências de seus erros, ele pagou caro pelo que fez e, mesmo assim, se submeteu a Deus e foi tremendamente usado por ele.

        Se nos arrependermos de nossos maus caminhos e nos voltarmos para Deus ele certamente mudará nossas vidas.
        Espero ter ajudado.
        Que Deus te abençoe hoje e sempre.

    1. Ainda que você não tivesse conhecimento do casamento dele, vocês tiveram relações sexuais antes do casamento, isso é pecado sim.
      Neste caso, confesse seu pecado a Deus, ele é fiel e justo para te perdoar.
      Se pretende permanecer neste relacionamento e se vocês se amam, o correto é se casar.
      É importante que ele também confesse os erros e pecados dele, façam isso juntos, comecem a exercitar a comunhão com Deus como um casal.
      As consequências do pecado virão certamente, mas o deserto na vida do cristão tem um tempo para acabar e serve como aprendizado.
      Aprendam aquilo que Deus está ensinando, se aproximem DEle e, em breve, o tempo de deserto vai passar.
      Lembrem-se de que a criança não tem culpa dos erros dos adultos.
      Procurem propiciar um ambiente familiar saudável a esta criança.
      Orem também pela vida daquela que vocês prejudicaram com o adultério. Peçam a Deus que guarde sua vida e conforte seu coração.
      Espero ter ajudado.
      Que Deus os abençoe hoje e sempre.

    1. Bom dia Leila.
      Vou orar por sua vida com certeza.
      Deixo um versículo para meditar:
      Filipenses 4:6 “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.”.
      Que Deus te abençoe hoje e sempre.

  7. sou casada a 25 anos e agora depois de todo esse tempo apareceu um homem já com 28 anos e já pai de família que e filho do meu esposo, mais eu não consigo aceitar essa situação de convivência porque sempre trouxe com migo que não aceitaria dividir minha família com outra, estou em desespero, angustiada, pois o rapaz quer aproximar e eu não aceito , nunca foi que quis viver no meu casamento, estou a ponto de separar, porque acredito que família e do casamento, se ele fosse dependente do pai seria obrigada mais não é, não quero essa convivência que faço? Tou errada?

    1. Boa tarde Juscelia.
      Aceitar outro membro dentro do convívio familiar é sempre um desafio, mas isso não significa que vai ter que dividir sua família ou perdê-la de alguma forma.
      É normal estranhar o convívio com pessoas que não conhecemos e não temos o costume de conviver.
      Mas somos seres adaptáveis. Você mesma antes de se casar e morar com seu esposo teve que se adaptar a outra pessoa de hábitos diferentes do seu.
      Não somos obrigados a conviver com novos parentes, mas podemos trabalhar para tornar o convívio o mais agradável possível.
      Veja o que diz em 1ª Timóteo 5:8 “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”.
      Faça um esforço e procure as qualidades deste novo membro da família que podem melhorar o convívio de vocês.
      Sobretudo não esqueça de conversar com seu esposo sobre seus sentimentos e temores neste caso.
      Ele precisa saber seus motivos pra poder te ajudar a tentar pelo menos.
      Espero ter ajudado.
      Que Deus te abençoe hoje e sempre.

  8. Olá paz do senhor, preciso de uma ajuda, estou namorando um rapaz antes de me conhecer e antes de conhecer a palavra do Senhor ele morava junto com uma mulher e ela teve um filho dele só que depois que a criança nasceu ele separou dela pois ela traia ele e batia nele, então depois de alguns anos o menino cresceu e eu e ele nos conhecemos, e começamos a namorar irei aceitar Jesus hoje e agora ele sabe a palavra do Senhor e disse que vai aceitar Jesus também, tamos querendo noivar e casar mais tou com medo de ser pecado e eu não ir pro céu, pois não quero mais fazer nada de errado, estou pecando?

    1. Se casar é uma excelente atitude diante de Deus.
      A bíblia ensina que o sexo deve ser somente dentro do casamento, se não podem se conter então casar é a medida correta.
      Quanto a vida passada, as responsabilidades dele como pai devem ser honradas independente do novo relacionamento.
      Espero ter ajudado.
      Que Deus os abençoe hoje e sempre.

  9. Bom dia! Sou cristã. Descobri essa semana que estou grávida e ainda não sou casada, preciso de orientação quanto ao q devo fazer. Deus abençoe. Será a minha primeira gestação

    1. Bom dia Nágila.
      Deus não vai te abandonar e nem a seu filho. Independentemente de como o filho foi concebido (dentro ou fora do casamento) Deus ama essa criança desde o seu ventre.
      Filhos são sempre uma bênção de Deus porque são o cumprimento da ordem – Crescei-vos e Multiplicai-vos.
      É importante reconhecer seu erro. Confesse a Deus o seu pecado, peça ajuda para enfrentar as consequências que virão.
      Saiba que Deus é fiel e justo para perdoar a qualquer que lhe pedir perdão.
      O ideal é que você e o pai da criança estejam juntos e se casem, formando assim uma família e dando a estrutura correta para esta criança crescer.
      Estarei em oração por vocês.
      Que Deus os abençoe hoje e sempre.
      Se precisar conversar ou tirar dúvidas estou por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *