Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Exorcismo e Possessão Demoníaca

Exorcismo e Possessão Demoníaca

Mateus 17:18

E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou.

Neste texto vamos tratar sobre o que é o exorcismo, como é praticado por algumas denominações religiosas, algumas verdades e algumas mentiras sobre o assunto, como acontece a possessão e como se livrar dela. Preste muita atenção, pois essas informações podem salvar a vida de muitas pessoas.

Sinto que Deus me conduziu a escrever esse texto e sei, que muitas pessoas precisam dessas informações o quanto antes. Que Deus lhe abençoe em sua leitura, te guarde e te proteja de todo o mau, Amém!

Muitas vezes nos deixamos levar pelo que vemos nos filmes de terror, onde os padres ritualistas usam crucifixos e água benta para libertar a pessoa da possessão demoníaca e aparentemente, o demônio possuidor é afligido por dor extrema quando esses objetos são apresentados a ele.

Na verdade, satanás e seus demônios não têm medo ou sequer sofrem com símbolos ou objetos tais como crucifixos e água benta, eles sabem que esses símbolos servem apenas para, em alguns poucos casos, fortalecer a nossa e, desta forma, os demônios tentarão se livrar destes itens para que as pessoas que estão sendo atormentadas se vejam sem proteção e fraquejem em sua fé, dando espaço para a atuação do demônio.

O certo é que não devemos basear nossa fé em símbolos, objetos ou rituais, a fé firme e fundamentada vem do ouvir e ouvir a Palavra de Deus conforme lemos em Romanos 10:17. Porém essa fé não costuma ser desenvolvida do dia pra noite, é necessário um tempo de vivência e prática da Palavra de Deus, o que trará experiências no âmbito do sobrenatural, o que, por sua vez fortalecerá a nossa fé.

Outra coisa que vemos nos filmes e que também é irreal, é o tempo que se leva lutando contra o demônio que atormenta uma casa, uma família, ou até mesmo uma pessoa possuída. Aprendemos com a Bíblia que ao nome de Cristo todo o joelho se dobra e, não é diferente com os demônios. A Bíblia relata em Atos 19:13-17 um momento em que judeus tentam expulsar um demônio de um rapaz, porém não têm fé e nem autoridade para tanto. O que acontece em seguida é que eles quase morrem por tentarem praticar algo sem crerem verdadeiramente.

A autoridade para invocar o nome de Cristo e expulsar um demônio vem da própria , não é preciso citar versículos da Bíblia para o demônio, não é preciso dizer quem é Deus ou falar sobre o seu poder com o demônio como é feito no antigo ritual romano do exorcismo, basta dar a ordem para o demônio sair “em nome de Jesus” e pronto.

Preciso também alertar que, uma vez que você se coloca na linha de frente na luta ou batalha espiritual precisa saber de duas coisas:

1 – Vida com Deus. Agora você tomou uma posição no mundo espiritual e precisa saber que é um soldado nessa batalha e, que o exército do mau vai tentar te atingir. Se sua vida estiver pautada na vontade de Deus não tem do que ter medo. Se pecar peça perdão imediatamente, estude a Bíblia e aprenda com Cristo sobre o assunto de batalha espiritual. Por fim lembre-se, você está do lado do mais forte – Deus.

2 – A casa não pode ficar vazia. A Bíblia nos ensina em Mateus 12: 43-45 que o demônio saindo (sendo expulso) vai para o abismo e depois volta com 7 outros mais fortes do que ele e, se encontrar a casa vazia, toma posse novamente, ou seja, a pessoa que tinha sido possuída precisa entender o que houve com ela e se voltar para Deus o quanto antes, caso contrário a situação pela qual passou será muito pior do que antes. Por esse fato, na minha opinião, o ritual romano de exorcismo que é praticado pelos católicos pioram ainda mais a situação da pessoa, pois a maioria não recebe orientação de direcionamento de vida após a seção de exorcismo.

Algo interessante que eu já vi no meio evangélico e que não se distancia muito do antigo ritual romano praticado pelo catolicismo, é que o “exorcista”, muitas vezes não tem autoridade em relação ao demônio e o show de horrores se alonga por mais tempo do que o necessário. Já vi pastores dizerem que deram ordem a centenas de anjos para virem chicotear o demônio com chicotes de fogo, outros dizerem que o demônio só saiu quando tiraram um determinado objeto (medalhão) do pescoço do possuído, mas também sei de fatos onde simplesmente o “exorcista” diz: “Sai em nome de Jesus” e o possuído é liberto imediatamente, como realmente deve ser.

Não existe um determinado tipo de pessoa na qual os demônios podem entrar e possuir, o que sabemos é que aqueles que se envolvem com o ocultismo são normalmente conhecidos como “cavalos”, ou seja, podem ser usados a qualquer tempo pelos demônios e, que os demônios o fazem para demonstrar seu poder e trazer terror as pessoas que presenciam sua atuação. Porém sabemos também que os cristãos verdadeiros, aqueles que acreditam em Deus e procuram viver sua vontade, esses, os demônios não conseguem possuir, pois têm o Espirito Santo de Deus habitando suas vidas e, onde há luz, as trevas não conseguem subsistir.

Precisamos entender que vivemos o fim dos tempos. Sabemos que Deus derramará do seu espírito de uma forma poderosa no fim dos tempos (Atos 2:16-19), mas sabemos que também aumentará a atuação e influência de satanás e seus demônios (2 Timóteo 3:1-5). Cuidado, pois muitas pessoas podem não acreditar no mundo espiritual. Satanás cegou o entendimento de muitos (2 Coríntios 4:3 e 4) mas isso não quer dizer que ele não exista e não esteja agindo agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *