1ª Samuel 28:7
“Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela.”
O Versículo acima fala de um momento específico. O povo de Deus estava em guerra, tinha como seu líder o rei Saul e, o profeta Samuel estava morto. O rei Saul tinha feito tanta coisa errada que Deus simplesmente se afastou dele e não mais falava com ele. Saul estava sozinho e com medo e, por conta disso mandou buscar uma necromante, isto é, uma mulher que consultasse os mortos.
Saul vai até a feiticeira e pede para chamar o “espírito” do profeta morto Samuel. A necromante diz que via alguém e o descreveu. Saul entendeu ser Samuel e tem uma breve conversa com ele. É importante entender que não foi a necromante que invocou Samuel, ele simplesmente apareceu e a feiticeira até se assustou quando o viu. Deus permitiu a presença de Samuel naquele local para este momento somente.
Pontos isolados como este na bíblia não podem ser tomados como algo comum. Isto ocorreu apenas num momento específico e não quer dizer que haja invocação de mortos na bíblia que, aliás, é condenado por Deus. Por fim, não há espiritismo na bíblia em nenhum relato desde Gênesis até Apocalipse.