Mateus 6:33
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Não sou contra quem ajuda a obra de Deus financeiramente, mas você tem que saber que Deus não o obriga a pagar dízimo por ser uma aliança levítica com o povo judeu e não com você.
Deus separou a tribo de Levi para o serviço no Tabernáculo conforme é relatado em Números 3:5-9. Só havia um tabernáculo, não era templo e era a casa de Deus onde Deus habitava. A parte dos levitas foi determinada em Deuteronômio 18:1-8 e Números 18:19-21 que fala dos dízimos. Esta foi a aliança levítica que Deus ordenou que os judeus cumprissem.
Como sabemos, o tabernáculo virou um templo construído pelo rei Salomão no ano 966 A.C. e destruído pelo cerco a Jerusalém no ano 587 A.C. por Nabucodonozor II. No ano 539 os Judeus voltam do cativeiro babilônico e reconstroem o templo que é destruído novamente e definitivamente pelo general romano Tito no ano 70 D. C. conforme Jesus havia profetizado. A tribo de Levi se dissipou e Deus não habita em templos feitos por mãos humanas conforme lemos em Atos 7:48-50.
Outra coisa importante a se considerar é que não somos judeus, somos gentios. Não temos que cumprir nenhuma regra judaica e a bíblia deixa isso muito claro na carta aos Hebreus, orientando os judeus convertidos ao cristianismo que eles deveriam deixar de lado as práticas do judaísmo. Vemos ainda no livro de Atos quando Paulo resiste a Pedro sobre as questões da tradição judaica.
Ajudar financeiramente a obra é válido para que o evangelho seja pregado em todas as nações, mas este dinheiro não deve servir para dar luxo ao líder ou pastor. Este dinheiro deve ser utilizado da mesma forma que foi utilizado na igreja primitiva. Na Igreja primitiva, a ninguém faltava nada porque todos davam liberadamente e repartiam com todos os que necessitavam. Isto está relatado em Atos 2:44-45 e em Atos 4:34-35.
Deus nunca vai te amaldiçoar se você preferir colocar comida na sua mesa ou ajudar um irmão, do que dar o dízimo ou ofertas voluntárias. Pelo contrário, ajudando o próximo você estará cumprindo o que Jesus Cristo nos ensinou.
Agora, se você tiver condições, vale a pena ajudar o evangelho a se propagar, mas sem esperar nada em troca, faça por amor a Deus e as pessoas.
bom dia irmão sempre acreditei nesta ideia que para Deus não há troca de favores se der o dizimo você receberia em dobro ou triplo isso e coisa e invenção do homem se der de com o coração e não na intenção de retorno a riqueza na vida do cristão e consequência do seu caminhar com Deus se seguir a palavra com certeza será abençoado Deus abençoe a todos
Amém.
Pingback: Os Judeus Continuam a dar o Dízimo? » Deus te Abençoe