Jeremias 17:09
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”
É fato que todos nós adoramos ter o nosso ego massageado pelos elogios que recebemos sobre qualquer coisa que fazemos. Afinal quem não gosta de ser reconhecido e elogiado? A questão é que na obra de Deus, nada fazemos sem que o próprio Deus nos escolha, nos capacite e abra a oportunidade pra nós e, portanto, toda a glória deve ser elevada a Deus.
Uma vez que aceitamos todos os elogios e não reconhecemos que tudo isso é por Deus e para Deus, nos igualamos a Herodes como vemos em Atos 12:21-23
“E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez um discurso. E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem. E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou.“
Se não fosse pela misericórdia de Deus, nem o ar que enche os nossos pulmões nos seria dado. Porém nosso adversário satanás deseja nos fazer cair ao nos colocar o mais alto que conseguir. Devemos tomar cuidado com os elogios constantes, pois eles constroem um edifício em base de areia. As críticas nos lembram que somos falhos e dependemos de Deus até mesmo pra respirar.