Efésios 5:25
“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,”
Quando Deus resolveu salvar toda a humanidade trazendo seu único filho Jesus Cristo ao mundo, foi através de uma mulher – Maria – que isso aconteceu. O tema central da bíblia é Cristo trazendo a salvação para toda a raça humana e Maria é envolvida diretamente na vinda de Jesus para nós.
Deus escolheu a mulher e não o homem, para trazer vida através da concepção. Isto é determinação de Deus. O homem, por mais que queira, jamais conseguirá fazê-lo, porque Deus deu essa dádiva a mulher.
Para aqueles que acreditam que Eva foi de alguma forma, pior ou mais errada que o homem, devemos lembrar que ela foi tirada de Adão e era sua semelhante. Precisamos lembrar também que Adão também pecou e ambos foram expulsos do jardim do éden e, ambos receberam punição por terem pecado.
Na bíblia Deus nos orienta a proteger e amar a mulher sendo ela o “vaso mais frágil”, portanto é responsabilidade do homem guardar, proteger e amar sua mulher, se sacrificando por ela se preciso for. Deus providenciou todo este cuidado para a mulher, sabendo que a mulher teria importância incomensurável na história da humanidade. Maria é citada em diversas profecias no antigo testamento e confirmada no novo. Por diversas vezes Deus usa a mulher no curso da bíblia em posições de destaque e de auxílio ao propósito divino.
Sim, a mulher é valorizada na bíblia por Deus, como parte fundamental e merecedora de respeito, amor, cuidado e proteção. Nunca acima e nunca abaixo do homem, mas ao lado, próxima do coração.