Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Deus Pode se Arrepender?

Deus Pode se Arrepender?

Números 23:19

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”

Pensemos primeiramente sobre o possível “arrependimento” de Deus por ter criado o homem (Gn. 6.6). A ideia bíblica teológica para arre­pendeu-se neste caso, é mudar de direção, ou de comportamento ante ao fato do pecado ou erro.

No caso apresentado, Deus apresenta um sentimento causado por traição ou quebra de aliança por parte do homem. O propósito para o qual o homem existe, que é glorificar a Deus, não foi cumprido e o pecado não estava contemplado no plano da criação, logo Deus muda de direção em relação a seu plano original para que a criação não seja completamente destruída.

“Arrependeu-se” é a palavra do nosso vocabulário que mais se aproxima deste significado de mudança completa de direção.

Em ou­tra ocasião Deus deixou de aplicar o castigo, por sentir profunda miseri­córdia de seu povo. A expressão utilizada para mostrar este sentimento é “arrependeu-se” (Ex.32.14).

Em suma o “arrependimento” exposto significa mudança de planos, pois o plano original não contemplava o pecado, depois que entrou o pecado os planos tiveram que mudar para que a humanidade continuasse a viver. Neste caso: (arrependimento = mudança de planos / direção).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *