Filipenses 4:6
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.”
A síndrome do pânico pode ser considerada como um pavor que toma todo o seu ser, congela a alma, acelera os batimentos cardíacos e uma sensação de morte invade e domina a sua mente. Esta síndrome é causada por algum tipo de trauma intenso, sendo originado por dor física ou emocional extrema. Normalmente é algo que vem aos poucos crescendo como um medo ou terror dentro da pessoa e que, explode repentinamente em profunda agonia e desespero.
Ela paralisa imediatamente, pois nada do que possamos fazer parece resolver ou diminuir a pressão e o medo da morte.
Para vencer a síndrome do pânico, a causa inicial precisa ser atacada e resolvida. Se a síndrome foi causada por uma dor física intensa, a atenção com a saúde para resolver o problema da dor é o primeiro passo. Se um especialista (médico) não conseguiu identificar e curar o problema, procure outro, pesquise sobre outras pessoas que tiveram o mesmo problema e continue até chegar na solução. Com o devido tempo o medo vai embora e a segurança acerca daquela situação toma conta, e o trauma é vencido.
Se a síndrome foi causada por questões emocionais é de vital importância manter um convívio social saudável evitando os conflitos diretos (inicialmente) e conversando sempre que possível sobre o problema, de preferência com Deus por intermédio da oração. A construção de novas e saudáveis relações sociais (amizades) vai aliviar o trauma até que ele seja vencido. Uma vez vencendo o causador da síndrome, ela não ter mais razão de existir. Recomendo procurar uma igreja e se inserir socialmente no convívio cristão. Somos uma grande família. Se estiver sozinho ou sozinha no momento a oração é uma ferramenta fundamental no processo de cura. Não se cale, ore, fale com Deus e conte com detalhes o problema.
Durante o processo é importante focar em metas de curto prazo, pequenas e alcançáveis metas devem ser traçadas para cada dia, ou seja, viva um dia de cada vez sem se preocupar muito com o que vai fazer ou acontecer amanhã. Se venceu um dia já é o suficiente para comemorar. Como diz a bíblia “basta a cada dia o seu mau”, isto é, enfrente apenas o que consegue ver pois isto já será suficiente para hoje, deixe o amanhã com Deus.
Lembre-se de que a ansiedade é um gatilho que pode e vai atacar sempre que você não a bloquear. Neste sentido a bíblia ensina a lançar nossas ansiedades sobre Deus em oração e súplica com ação de graças, ou seja, ore e conte detalhadamente para Deus seus problemas e como eles estão te afetando neste exato momento. Após isso agradeça crendo que Ele vai te ajudar a resolver tudo. Entregue ao Senhor sua ansiedade e volte a focar em suas metas de curto prazo. Se a ansiedade voltar repita o processo mas desta vez mude o cenário, isto é, coma uma banana ou um pedaço de chocolate e vá fazer uma caminhada enquanto faz sua oração. A banana, o chocolate e a caminhada vão liberar endorfina no seu sistema. A endorfina é um neuro-hormônio que tem a função de inibir a irritação e o estresse gerando a sensação de felicidade.
Não deixe de orar e não se preocupe se não sentir nada no início, é normal, não significa que Deus não te ouviu e não está agindo em sua vida. Cremos pela fé que é a certeza daquilo que não vemos e não sentimos. Deus vai te ajudar nisso também, pois nos ensina que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.
Outra coisa importante é não focar suas orações apenas no problema, fale também de outras coisas que você gosta e que te fazem feliz. Fale sobre o sol ou sobre os pássaros, agradeça por conseguir caminhar ou simplesmente enxergar as belezas da natureza, pois muitos não conseguem. Lembre-se dos momentos felizes que já teve, ou seja, traga a sua memória aquilo que te dá esperança assim como a bíblia nos ensina.