Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Como Lidar com Filhos Rebeldes

Como Lidar com Filhos Rebeldes

Provérbios 29:15

“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.

  • Exerça sua Autoridade

A criança precisa de uma figura de autoridade para que ela consiga viver em sociedade e respeitar os semelhantes. Caso falte essa figura de autoridade dentro de casa, a criança vai acreditar que pode fazer qualquer coisa fora de casa também. Isso é muito perigoso pois os estranhos da rua não vão tolerar o que os pais suportam dentro de casa.

  • Fale e Cumpra

Quando você ameaça a criança de castigo caso ela faça algo que você proibiu e, você não cumpre, ou seja, não aplica o castigo, você perde totalmente a credibilidade e cria uma liberdade que deixa a criança sem limites. O castigo serve para a criança pensar no que fez de errado e servirá de limitador no futuro, caso ela pense em descumprir as regras novamente.

  • Os Papéis devem estar Bem Estabelecidos

O Pai precisa exercer o papel de pai, provedor e cabeça da família; a Mãe precisa exercer o papel de mãe, educadora e criar os filhos da melhor maneira possível; a criança deve entender que a obediência aos pais não é uma opção, mas uma obrigação que trará consequências caso resolva ignorar seu papel na família.

  • Não confunda Amizade com Autoridade

Não confunda ser amigo do seu filho com ser pai ou mãe dele. A criança precisa de um pai e de uma mãe em casa, amigos ele pode fazer na rua ou na escola. Não estou dizendo para ser inimigo de seu filho, nem para deixar de brincar com ele, mas que existem limites em que o amigo precisa dar lugar a autoridade, caso contrário a criança vai se sentir livre para te tratar apenas como amigo e abrir mão do respeito e obediência.

  • Enfrentar os Medos

Filhos não devem dormir na cama com os pais. A criança precisa enfrentar os medos agora senão quando for adulta não saberá lidar com as dificuldades que a sociedade vai impor a ela. Converse com a criança sobre os medos e esclareça que Deus está sempre cuidando de nós.

  • Funções e Responsabilidades

A criança também precisa ter responsabilidades e receber as consequências caso não faça a sua parte. Lavar uma louça, jogar o lixo fora, cumprir as tarefas da escola, todas estas coisas fazem parte do desenvolvimento da criança e são importantes para que ela tenha disciplina para executá-las.

  • Recompensa

Tanto a recompensa quanto o castigo precisam ser aplicados mas, lembre-se que existe um limite tanto para um quanto para o outro. Recompense sempre que uma tarefa for concluída, seja com um elogio ou com um presentinho mas, faça isso apenas quando for merecido e na proporção correta. Por exemplo, lavar a louça e jogar o lixo fora merecem sempre um elogio e mostrar um bom sorriso de satisfação; notas altas na escola podem merecer um presente, um passeio ou, até mesmo dinheiro, desde que em quantidades controladas.

  • Castigo

Aplique o castigo quando for necessário. Quando uma regra for descumprida, um limite for quebrado ou algo mais grave acontecer, deixar sem o celular, videogame, deixar de brincar lá fora, ficar sentado por 10 minutos pensando no que fez e depois conversar com a criança, são castigos mais comuns. Caso nada disso tenha resultado, (dependendo da idade da criança), palmadas podem ser aplicadas desde que seja feito sem que a emoção esteja tomando conta do momento, ou seja, espere ficar tranquilo e nunca aplique punição com raiva para que algumas palmadas não se transformem em violência física extrema.

Lembre-se sempre de conversar antes e após o castigo. A criança precisa entender o motivo que levou a punição e, que o erro não deve mais ser cometido. Explique a consequência do erro, que muitas vezes uma regra quebrada não prejudica apenas a criança, mas outras pessoas daquele convívio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *