2ª Timóteo 3:1 e 2
“… nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, …”
Vamos ver algumas características de como a humanidade se comportará nos tempos do fim e veremos se já estamos vivendo este tempo ou não. O capítulo 3 da segunda carta a Timóteo fala que no fim dos tempos a raça humana será terrível e no final diz o que devemos fazer a respeito.
Diz que os homens serão amantes de si mesmos, ou seja, egoístas. Avarentos, incapazes de ajudar a quem precisa. Presunçosos e soberbos, acreditando que já sabem todas as coisas. Blasfemos, falando ativamente contra Deus ou usando sua palavra de forma distorcida para ganhar vantagens. Desobedientes a pais e mães, sem respeito com os mais velhos, ingratos. Profanos, desconsiderando as coisas santas. Sem afeto natural, ausência de empatia ou amor para com o próximo. Irreconciliáveis, se deixando dominar pelo orgulho e incapazes de perdoar. Caluniadores, falando mesmo contra os inocentes, mentindo e acusando. Incontinentes, sem capacidade de controle de seus desejos e vontades. Cruéis, sem amor para com os bons. Traidores, obstinados, orgulhosos. Mais amigos dos deleites (prazeres) do que amigos de Deus. Alguns até tem a aparência de piedade mas negam a eficácia dela, isto é, fingem ser piedosos para alcançar seus próprios objetivos.
No final da passagem o Senhor nos orienta: “destes afasta-te”. Devemos nos afastar de pessoas assim que, nestes dias, os últimos dias da humanidade aqui na terra, agem desta forma. Devemos nos aproximar cada vez mais de Deus e, nos afastar daqueles que agem da forma dita acima.