João 4:23 e 24
“… os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; … Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”
Cristo explica a mulher samaritana que não é Jerusalém nem Samaria o lugar onde deveriam adorar mas em espírito e em verdade, ou seja, não é um lugar físico, mas uma condição. Só pode adorar em espírito aqueles que tem o Espírito Santo de Deus habitando em si, isto é, todo aquele que crê em Cristo e em Deus. Só pode adorar em verdade aquele que o fizer de acordo com a palavra de Deus, que é a verdade absoluta.
Não se deve usar os sacrifícios de animais, nem vestimentas específicas de sacerdotes, nem dízimos, nem danças, nem altares com menorah e pães ázimos, nem óleos ungidos, nem nenhum dos preceitos do antigo testamento. Isso é apenas buscar rituais do judaísmo.
Faça como orientam os evangelhos. Em nome de Jesus, reconhecendo o que Deus já fez, dando graças a Ele, ajudando o próximo, se mantendo longe do pecado, tudo isso é adorar em verdade, ou seja, cumprindo o que Cristo nos orienta a fazer. Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.