Romanos 12:21
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”
O primeiro assassinato relatado na bíblia ocorreu entre os irmãos. Caim matou Abel motivado pela inveja que gerou ódio em seu coração. Como conviver com pessoas que, por muitas vezes, te prejudicam e continuar mantendo os princípios cristãos em relação a este pessoa?
Normalmente quando somos atingidos ou prejudicados por alguém, com quem vivemos sob o mesmo teto, o fato de vermos a pessoa todos os dias pode fazer com que a ira se intensifique e nos leve a pecar. Aprendo com a bíblia a fugir de meus sentimentos e desejos. Quando o sentimento de ira vier a tona, saia do local e pense a respeito do que aconteceu. Tente colocar-se no lugar da outa pessoa e analise o que você faria nesta situação.
O segundo passo é imaginar que, assim como Caim deixou sua ira virar atitude e matou seu irmão, as pessoas não praticam o mal de graça, isto é, sempre existe um motivo. É claro que inveja e ódio não foram justificativa para Caim matar Abel, mas eles foram suficientes para levarem a este crime. Lembre-se das vezes que você fez algo ruim a alguém e aquela, mesmo com muita raiva, te perdoou.
Viver com qualquer pessoa é uma tarefa difícil, ainda que o amor seja intenso, a vida debaixo de um mesmo teto gera conflitos pois todos somos diferentes. Mas, o convívio com outras pessoas também pode gerar frutos excelentes, pois quando se vive com pessoas que trabalham juntas para o bem comum, evoluímos melhor e mais rápido do que se estivéssemos sozinhos. Devemos buscar fazer ao nosso próximo aquilo que queremos para nós também.
Jesus morreu por você mesmo sendo um pecador, mesmo assim Cristo deu sua vida por nós nos perdoando. Portanto libere o perdão, pois em sua oração você costuma dizer: “… perdoai-me assim como eu tenho perdoado aqueles que me tem ofendido.”.