Romanos 8:28
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
As situações adversas em nossas vidas vão ocorrer eventualmente, mas a tristeza de fato não é obrigatória. Tem o tempo de chorar, de ficar preocupado, mas não precisamos nos entregar a tristeza e ao desespero. Isto ocorre muitas vezes porque deixamos de enxergar uma saída para a situação ou porque é muito difícil sair dela.
Eu aprendi na Bíblia, com a história de José do Egito, a ter esperança no meio da adversidade. José ainda menino foi vendido como escravo por seus irmãos. Depois de algum tempo, por manter seus votos com Deus e não se prostituir, foi acusado injustamente e lançado na cadeia, onde ficou por mais de 10 anos. Em todo este tempo José entendeu que a adversidade que ocorre em nossas vidas faz parte de uma preparação que Deus nos sujeita para que estejamos prontos para assumir nossas verdadeiras posições e fazer história.
José foi solto e colocado como governador do Egito, naquela época isso seria equivalente a ser o presidente dos Estados Unidos hoje em dia.
No cativeiro José aprendeu a ser humilde e se compadecer dos que sofrem. Somente no sofrimento é que podemos saber o que os que sofrem passam de verdade. Em meio a fartura e tranquilidade, não há aprendizado. Sua recompensa e vitória depende de passar pelo deserto no qual está passando agora e, sempre que pensar em se entregar a tristeza, lembre-se de José e saiba que isso é apenas uma etapa que também vai passar. Sua recompensa virá, tão certo como o SOL vai nascer amanhã novamente.