Salmos 32:3
“Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.”
As duas primeiras perguntas que precisamos responder é se realmente devemos confessar nossos pecados e, para quem precisamos confessá-los.
Vemos em 1ª João 1:8 e 9 “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”.
Ou seja, a primeira coisa é reconhecer que somos pecadores e que temos pecados a confessar, depois sim, precisamos sim confessar os nossos pecados e, temos que confessá-los a Deus que é o único fiel e justo para nos perdoar.
A bíblia afirma que temos consequências por não confessar nossos pecados como lemos em Provérbios 28:13 “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.”.
Algumas pessoas podem também confessar seus pecados uns aos outros como vemos em Tiago 5:16 “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”.
Contudo precisamos entender que não devemos confessar nossos pecados a qualquer um, precisa ser um irmão em Cristo, ou seja um cristão verdadeiro e, precisamos orar uns pelos outros para que nossos objetivos sejam alcançados.