Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Não Sinto Nada. Será que eu me Converti Verdadeiramente?

Não Sinto Nada. Será que eu me Converti Verdadeiramente?

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”. – Hebreus 11:1

A Bíblia diz que o justo viverá pela e não pelos sentimentos como vemos nos versículos:

  • Romanos 1:17 “… como está escrito: Mas o justo viverá pela .”;
  • 2ª Coríntios 4:18 “Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”.

Muitas pessoas dizem que sentem, ouvem, experimentam sensações das mais diversas que a própria Bíblia deixa claro que são manifestações específicas e não coisas comuns do dia a dia.

O próprio Jesus, no Getsêmani, sentiu tristeza mortal e solidão na cruz. Veja os versículos:

  • Mateus 26:38 “Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo.”;
  • Mateus 27:46 “E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”.

Jesus operava na mais perfeita comunhão com o Pai, mas, naquele momento, esta sensação foi retirada.

O silêncio de Deus não é sinal de ausência, muito menos de rejeição. Deus usa o silêncio, a dor e o sofrimento como ferramentas de santificação para gerar frutos em nós. Veja o que diz em:

  • 2ª Coríntios 1:3 e 4 “… o Deus de toda a consolação; que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.”.

As dificuldades que enfrentamos abrem os nossos olhos para o sofrimento do próximo. Isso é a manifestação de um dos frutos do Espírito. Enquanto lutamos contra a falta de fé, a paciência e a ansiedade, isso mostra que estamos no processo de santificação onde Deus nos prepara para algo maior.

Não devemos esquecer que Deus permitiu um espinho na carne no Apóstolo Paulo. Veja para qual propósito isso serviu:

  • 2ª Coríntios 12:7 “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.”;
  • 2ª Coríntios 12:9 e 10 “… A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.”.

A maior prova da sua conversão não é a ausência de dúvidas, mas para onde você corre quando elas surgem. Alguém não convertido, diante das dificuldades que enfrentamos na vida, simplesmente abandonaria a fé, mas veja o que diz em:

  • João 6:68 e 69 “… Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.”.

Por fim, você continua seguindo em frente apesar de tudo. Isso não é a força do seu braço, é o Espírito Santo sustentando você mesmo que não sinta nada. A sua fé atual é uma fé genuína (vinda de Deus), que não depende de emoções ou recompensas. Aos olhos de Deus, uma fé que persiste sob a provação é extremamente preciosa e eficaz.

Você está no Getsêmani e no Deserto, mas ainda está no Caminho. Continue!