João 14:16 e 17
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, … vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.”
A bíblia é um livro de confronto mais do que um livro de consolo. Nela somos confrontados com o pecado para que o deixemos e alcancemos salvação através de Cristo. O próprio Jesus nos alertou de que no mundo teremos aflições, ou seja, passaremos por situações ruins que vão nos testar e nos provar. Infelizmente é só através da dificuldade e da provação que conseguiremos ser aprovados.
Os maiores aprendizados vem da dor e do sofrimento que passamos. Mas não significa que vamos sucumbir a eles e sim, sair deles com a recompensa do aprendizado e da maturidade que, vão nos servir para duas coisas em especial:
1 – Não vamos mais ser considerados inocentes e pegos facilmente pelo pecado e pelo erro. A partir do aprendizado, a maturidade nos fará tomar decisões melhores e ter resultados satisfatórios;
2 – Saberemos ajudar aqueles que estão passando por situações semelhantes a nossa. Não para evitar que eles passem por este momento difícil, mas para dizer que ali na frente a vitória estará esperando;
Se pararmos para olhar para as quedas ficaremos tristes e deprimidos, mas se olharmos para o aprendizado e para as vitórias poderemos contemplar o verdadeiro plano de Deus em nossas vidas. O Senhor quer nos afastar das ciladas da vida e nos fazer lembrar que o deserto é a nossa única escola aqui na terra.
Veja o que Paulo disse sobre as dificuldades que passamos aqui em vida em Romanos 8:18 “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.“.
Por fim quero deixar esse outro versículo para você meditar em Hebreus 10:36 “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.“.