Salmos 1:1
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”
Chás alucinógenos ou qualquer outro tipo de drogas tem seus efeitos destrutivos internos e externos para o ser humano e, por este motivo, muitos são proibidos. Ainda que alguns tentem fazer parecer uma questão de ritual religioso mas, isso não passa de uma oportunidade para a pessoa tentar fugir da realidade se drogando, usando substâncias entorpecentes que alteram a percepção e a química corporal.
As drogas no geral são nocivas porque geram dependência, destroem os neurônios, impedem a pessoa de tomar decisões que venham a manter sua vida em segurança, levam a roubos, prostituição, assassinatos e até suicídios. Conheço histórias de pessoas famosas que tomaram este chá de Ayahuasca e deixaram totalmente de se alimentar até que seu organismo apresentou falência múltiplas dos órgãos levando a morte da pessoa.
Não precisamos ir muito longe, todos conhecemos histórias de pessoas que usam as drogas para fugir da realidade e acabam não voltando nunca mais. Não é somente a vida da pessoa que resolve tomar essa decisão errada que é destruída, mas a família, amigos, casamento, relacionamentos, são todos envolvidos e prejudicados com isso.
Essa nova geração tem cada vez menos capacidade de lidar com as aflições da vida que aliás, fazem parte de estar vivo. Precisamos saber lidar com os “nãos” que a vida nos traz, resolver os problemas e continuar sobrevivendo. Cristo disse em João 16:33 “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”.