Tiago 4:17
“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.”
Em nossa vida temos diversas oportunidades de ajudar a quem sabemos que necessita, seja um pedinte no sinal de trânsito, uma pessoa faminta na rua que pede um pouco de comida, nosso vizinho com a conta de luz atrasada ou simplesmente oferecer um ombro amigo para alguém que precisa chorar. A triste constatação é que, em grande parte dessas oportunidades, nós fazemos de conta que não ouvimos ou simplesmente viramos o rosto para não ver o que sabemos que está acontecendo em nossa frente.
O amor ao próximo é um mandamento de Cristo para a humanidade. Antes mesmo de pedir algo a Deus, devemos fazer ao nosso próximo aquilo que gostaríamos que fosse feito a nós mesmos. Precisamos entender que as bênçãos de Deus para nós, não devem ter fim em nós mesmos. Devemos ajudar a quem precisa mesmo com o pouco que nós temos.
Aprendo com a bíblia que a igreja da Macedônia, mesmo passando por severas privações, de sua pobreza ainda lhes sobrou algo para ajudar os mais miseráveis que passavam fome nas cidades circunvizinhas. Isso me faz pensar: Será que sou tão miserável que não posso ajudar ninguém que precise mais do que eu?