Mateus 22:37-40
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento … Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Cristo colocou a prioridade aqui, quando disse que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Ele não veio invalidar os 10 mandamentos, mesmo porque não existe nenhum choque ou discordância entre os 10 mandamentos e estes dois principais que acabamos de ler.
É mais simples do que parece. Se você amar a Deus acima de tudo, certamente vai cumprir a vontade dele em sua vida. Se você amar o próximo da mesma forma que você se ama, nunca vai pensar em cobiçar a mulher dele, nem roubar, nem matar, e por aí vai.
A resposta é sim, os 10 mandamentos foram resumidos mas não anulados. Se você seguir a orientação de Cristo não tem como deixar de seguir nenhum dos mandamentos. Lembre-se que Cristo é o único caminho, a única verdade e a vida e, ninguém vai a Deus senão por Cristo.