João 11:16
“Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.”
Quando Jesus disse aos seus discípulos que voltaria para Judéia, seu discípulos o alertaram em João capítulo 11, que já haviam tentado matá-lo e não entendiam porque Ele queria voltar para a Judéia, mas Tomé, no versículo 16 deste capítulo sugere ir para a Judéia para lá morrerem também, ou seja, Tomé foi o único , naquele momento, que propôs dar sua vida pela causa e por Cristo.
Por razão da nossa cultura, tratamos Tomé como um descrente pois, por ocasião da ressurreição de Cristo, Tomé pediu para tocar nas feridas de Jesus. Este ato é considerado como demonstração de falta de fé. Certamente Tomé teve seu momento de fraqueza, como todos nós temos também, não é verdade? Tomé demonstrou extrema fé e coragem ao propor morrer com Jesus, apesar de todos terem sido perseguidos e mortos pelo evangelho e pelo nome de Cristo.
Nós que somos cristãos verdadeiros precisamos nos perguntar todos os dias, se estamos dispostos a morrer por Cristo se preciso for. Talvez nunca seja preciso mas talvez, assim como milhares de cristãos na história do mundo, seremos perseguidos por pregar o evangelho. Estaremos prontos?