Gênesis 3:11
“E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?”
Quem cria estabelece as regras, no caso de Deus, estabeleceu uma regra apenas, a obediência e, isso nunca foi problema para o homem nem para a mulher porque eles eram obedientes em sua natureza recém criada, tinham a natureza pura e não sofriam tentação alguma. Até que a serpente engana Eva para ela pecar contra Deus e, Adão logo em seguida. Portanto, homem e mulher, utilizando-se de seu livre arbítrio (dado por Deus) escolheram desobedecer a única ordem que vigorava no paraíso.
Agora você pode se perguntar porque Deus nos deu o livre arbítrio. Deus te deu a livre escolha sobre o que vai fazer e quem vai seguir, Ele não te impôs segui-lo obrigatoriamente, as consequências que estão em nossas vidas, foram plantadas por nós mesmos. Quando plantamos coisas boas certamente colheremos coisas boas e quando fazemos escolhas ruins certamente vamos enfrentar as consequências.
O Grande problema é que ninguém quer a consequência ruim e então, fica fácil colocar a culpa em Deus por colher o fruto do pecado. Neste momento esquecemos que fomos nós que tomamos a atitude errada e não assumimos a culpa. A boa notícia é que Cristo levou na cruz nossos pecados para que sejamos salvos da condenação eterna. Nós que estávamos em trevas temos a opção de crer em Jesus e receber a salvação. Da mesma forma que podemos escolher o pecado, podemos também escolher a salvação.