2ª Coríntios 12:10
“Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.”
As provações e privações fazem parte da vida de qualquer pessoa, especialmente da vida dos cristãos. Pouco se aprende em meio a tranquilidade, a verdadeira reflexão vem durante a tempestade.
Grande parte das pessoas que passa por um problema sério durante a vida procura apenas resistir e sair logo desta situação. O objetivo não é esse. O objetivo é aprender o que Deus quer te ensinar. Por exemplo, os gastadores contumazes passam por privação financeira para aprenderem a se sustentarem com o que têm e deixar de desperdiçar dinheiro com coisas fúteis. Outros passam por provações a nível sentimental e, aprendem a dar mais valor aos relacionamentos duradouros e menos aos passageiros. Muitas pessoas são enganadas para aprender a não confiar em qualquer pessoa e, por ai vai.
Este tempo de deserto (dificuldades) em nossas vidas deve ser um tempo reflexão e aprendizado, isto é, devemos transformar nosso deserto em escola, para que possamos sair logo dele com a carga de aprendizado que precisamos ter para continuar nossas vidas de uma forma melhor do que vivíamos antes.